ENVIAR AUDIOLIVRO

Seja um colaborador de conteúdo da www.audiotecadoempreendedor.com.br e compartilhe com as pessoas conteúdos que possam ajudá-las. Escolha um título de algum livro dentro da área de "Desenvolvimento Pessoal, ou Empreendedorismo", e faça você mesmo a narração para a criação do audiolivro.  Colocaremos o seu nome como créditos na publicação se desejar. 
Caso você já tenha algum material que você acredita que irá agregar bastante ao nosso portal, não perca tempo, manda para nós, que iremos avaliar para adicionar ao nosso portal. 

CONHEÇA A LISTA DE LIVROS SUGERIDOS QUE SERÃO MUITO BEM VINDOS AO NOSSO PORTAL. BASTA APENAS A AJUDA DE COLABORADORES, POIS JUNTOS PODEREMOS CRESCER ESSE PORTAL COM MAIS VELOCIDADE. CLIQUE AQUI E CONHEÇA, E CASO TENHA O INTERESSE EM FAZER A NARRAÇÃO DE ALGUM DELES É SÓ COLOCAR "MÃO NA MASSA." DEPOIS DE CONCLUÍDO BASTA NOS ENVIAR O ÁUDIO PARA QUE POSSAMOS ADICIONAR AO SITE. 

NOS ENVIE SEU MATERIAL CLIQUE AQUI!


Como fazer uma boa narração para o seu audiolivro?






Audiobook é um livro em que o conteúdo é falado. Também conhecido como “livro falado” ou “audiolivro”, o produto digital é ideal para atingir um audiência interessada em leitura, mas que não possui tempo disponível e querem conciliar a “leitura” com outras atividades, como enquanto em trânsito. Outra característica interessante dos audiobooks é que eles são ideais para deficientes visuais.
Neste contexto, a narração do produto digital é muito importante para o seu sucesso. Para ajudá-lo a desenvolver um material de qualidade e alavancar os resultados, separamos algumas dicas sobre como narrar um audiobook com maestria. Confira o nosso guia!

1º A escolha do Livro

O primeiro passo para a narrativa é escolher o título do livro.
A narração necessita ser feita de forma clara, concisa e objetiva, conforme a leitura o envolve.
Dê emoção onde precisa de emoção, suspense onde precisa de suspense, e entusiasmo onde precisa de entusiasmo. Se envolva no que o livro quer passar para o leitor, e simplesmente tramita em sua narração. 
Utilizar técnicas que ajudarão o narrador a conduzir a interpretação trará um melhor resultado. Para isso você deverá considerar em seu texto alguns elementos de estrutura narrativa:
  • 1 – Tempo: este elemento engloba o período em que o texto está sendo narrado. O seu roteiro pode ser composto por tempos diferentes, como citações em momentos anteriores ou previsões. Considerar este item em sua narração poderá ser crucial para o bom entendimento do ouvinte;
  • 2 – Espaço: deve ser definido logo no início da narrativa para que a sua audiência consiga se situar. Caso estes espaços sejam alterados no decorrer do conteúdo, lembre-se de esclarecer facilitando o entendimento do enredo;
  • 3 – Enredo: consiste no conteúdo em si. Engloba sempre começo, meio e fim.
  • 4 – Personagens: talvez você esteja se perguntando sobre a necessidade de criar personagens para a narração do seu audiolivro. Mesmo não se tratando de um romance, definir personagens, como ter um interlocutor ou narração diferente para os cases que serão apresentados, facilitando a distinção em relação ao conteúdo principal, logo a compreensão.
  • 5 – Introdução: bastante importante para situar o ouvinte sobre o conteúdo que será apresentado.
  • 6 – Clímax: é o ápice da narrativa. O momento ou trecho em que os fatos se encaixam para o início das conclusões do ouvinte.
  • 7 – Conclusão (ou desenlace): é o momento em que todas as pendências do conteúdo são explicitadas.

2º Livro escolhido, hora de trabalhar!

Ensaiar a narração evitará retrabalho. Treine gravando algumas páginas e veja se o áudio está bom. 
Faça um teste gravando um trecho do seu roteiro. Após gravado, escute o material com o auxílio de um de um fone. Neste momento, você deve prestar atenção ao que pode ser melhorado. Respiração, altura e tom da voz, sotaque, gaguez, clareza no repasse das informações são alguns dos itens que você deve se atentar.
Peça a alguém próximo que também escute a sua gravação e seja sincero quanto às críticas. Elas serão fundamentais para a sua evolução como narrador.

Entenda que você não necessita iniciar a narração do audiolivro e parar só quando terminar o livro todo. O ideal é que você se programe a narrar 1 capítulo por dia por exemplo, e logo o livro já estará narrado completamente dentro de alguns dias. Lembre-se o importante é criar o material para beneficiar as pessoas, assim como você está sendo beneficiado com materiais disponíveis em nosso portal.

A gravação do audio pode ser feita pelo celular, nootbook, microfone ou o que você tiver disponível para captação de audio, a qual permita realizar uma gravação que possa ser considerada agradável. 

Busque por referências

Pesquise alguns narradores renomados ou audiobooks de referência. Escute, analise e perceba as diferenças entre o seu material e dos profissionais do mercado. Encare a experiência como um laboratório e aprenda com quem já se consagrou.

Mantenha-se bem hidratado

Com o volume de trabalho, a suas cordas vocais precisarão ser hidratadas. Mantenha líquidos por perto em quantidade abundante durante a gravação. Prefira tê-los em temperatura ambiente. Evite cafés,  bebidas carbonatadas e produtos lácteos. Poupar a sua voz próximo a data agendada para a atividade também ajudará!

Encontre um local apropriado para a gravação

O local em que você irá gravar afeta diretamente os resultados da sua narração. Por isso, encontre um ambiente que o deixe confortável e livre da interferência de sons externos que possam tirar a sua concentração e atrapalhar o áudio.
Evite sincronizar a narração com outras atividades, como o manuseio de um software e bloco de anotações. Isso poderá alterar a sua voz e entonação, ficando perceptível ao ouvinte. Fuja de tudo o que possa distraí-lo.

Mantenha a postura

Realizar a narração em pé facilita a respiração, o que é de grande ajuda. Caso prefira sentar, mantenha a coluna sempre reta e o queixo para fora. Isto facilitará para uma locução mais clara!
Gostaram das nossas dicas? Agora basta colocá-las em prática na gravação do seu audiobook! Se você conhece algum conselho além dos que dividimos, não se esqueça de compartilhar conosco nos comentários.

Dica Extra:
Você pode utilizar algum aplicativo de celular para gravar o áudio.

Populares

Recent

About

Contact Us

Nome

E-mail *

Mensagem *

Label

Welcome To SoraBook

O SAPATO DO HOMEM MODERNO!

DESTAQUE

DOCUMENTÁRIOS

.

FILMES RECOMENDADOS





 
Copyright © 2014 Audioteca do Empreendedor
-->